Reações expansivas no betão – prevenção, mitigação e segurança estrutural
A reação álcalis-sílica e a reação sulfática interna constituem uma das principais causas da degradação de infraestruturas de betão, podendo diminuir o seu tempo de vida útil e levar à interrupção do seu funcionamento ou à sua desativação/demolição.
Em Portugal, estas reações estão presentes em dezenas de estruturas, tendo motivado a substituição de uma barragem e de uma ponte e obrigado a onerosos trabalhos de reabilitação de várias estruturas, para garantir a sua operacionalidade e segurança.
Face à importância social e económica deste tipo de infraestruturas e às graves consequências que estas reações podem acarretar, o LNEC tem desenvolvido uma intensa atividade de investigação e de realização de estudos e pareceres no domínio da prevenção da sua ocorrência em estruturas novas, e do seu diagnóstico, prognóstico e mitigação em estruturas afetadas por estes fenómenos expansivos, incluindo a avaliação dos seus efeitos estruturais e a previsão do comportamento futuro.
No presente artigo refere-se, de forma concisa, a atividade que o LNEC tem realizado neste domínio e as perspetivas futuras para a diminuição do risco associado ao desenvolvimento deletério destas reações em estruturas de betão. (...)
Por João Custódio, António Lopes Batista, e Luís Oliveira Santos, LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Artigo completo na Construção Magazine nº115 mai/jun 2023, dedicada ao tema 'I&D na resolução de problemas da engenharia civil'
Outros artigos que lhe podem interessar