Qualidade do ar interior e ventilação

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

A Qualidade do Ar Interior (QAI) é definida no Glossário da International Society for Indoor Air & Climate (ISIAQ) como “Um indicador dos tipos e quantidades de poluentes no ar interior que podem causar desconforto ou risco de efeitos adversos na saúde humana e animal ou danos na vegetação”. Assim sendo, para a sua quantificação recorre-se normalmente ao valor da concentração média de um ou mais poluentes durante um dado período de
exposição, por exemplo ao longo de um intervalo de 8 horas, correspondente ao tempo habitual de ocupação de um edifício durante uma jornada laboral.

No caso de poluentes que são intoxicantes, relativamente aos quais um curto período de exposição a concentrações acima de um dado valor limite pode ser fatal, não basta fazer a quantificação a partir do valor da média temporal da concentração, mas tem que se usar também o valor máximo dessa concentração em intervalos de tempo de referência com durações mais curtas.

Manuel Gameiro da Silva

Professor na Universidade Coimbra

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.