ASSIMAGRA lança a segunda edição do prémio internacional "Stone by Portugal"

FOTO CATHY MÜ/ UNSPLASH

A ASSIMAGRA anunciou a abertura das candidaturas para a segunda edição do Prémio Internacional "Stone by Portugal", um galardão que visa promover a utilização da pedra portuguesa na arquitetura e no design.

O prémio tem como objetivo destacar a excelência, inovação e sustentabilidade da pedra no setor, incentivando a colaboração entre arquitetos, designers e empresas ligadas à extração e transformação deste recurso natural.

Este prémio é atribuído a projetos e profissionais que contribuem para a projeção nacional e internacional da pedra portuguesa, evidenciando o seu valor estético, funcional e ambiental. As candidaturas estão abertas até 31 de março de 2025 e podem ser submetidas por empresas do setor da pedra natural, arquitetos, designers e gabinetes de arquitetura/design.

O júri, composto por cinco especialistas das áreas de arquitetura, design e inovação, irá premiar os melhores projetos nas seguintes categorias:

  • Arquitetura: obras que destaquem o potencial estético, funcional e construtivo da pedra portuguesa
  • Inovação: projetos que introduzam avanços técnicos, tecnológicos ou conceptuais na aplicação da pedra portuguesa
  • Espaço Público: intervenções que integrem a pedra portuguesa de forma harmoniosa no ambiente urbano ou natural
  • Design de Produto: objetos e produtos que utilizem a pedra portuguesa, destacando-se pela criatividade e funcionalidade.

Além destas categorias, será atribuído o Prémio Carreira StonebyPORTUGAL/ASSIMAGRA, que reconhecerá uma personalidade do setor pelo seu contributo fundamental na promoção da pedra portuguesa a nível nacional e internacional.

As candidaturas devem ser submetidas através de um formulário online. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que decorrerá a 17 de outubro de 2025, no Porto.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.