Pedreira da CIMPOR inova com mineração de superfície

DR

O método permite explorar áreas anteriormente inacessíveis e deverá melhorar os padrões de sustentabilidade e segurança das operações, afirma a cimenteira.

A CIMPOR vai implementar a mineração de superfície na sua pedreira do Bom Jesus em Alhandra, anunciou a empresa portuguesa de cimento, em parceria com a Vermeer. A tecnologia permite a extração de matéria-prima sem recurso a perfuração e desmonte com explosivos, reforçando os padrões de segurança operacional. 

Este método facilita o fluxo de produção, ao mesmo tempo que reduz o ruído e as vibrações, explica Carlos Barbosa, geólogo sénior da CIMPOR, num comunicado. Além disso, “permite a exploração de áreas anteriormente limitadas e a mistura de matérias-primas de diferentes zonas, expandindo a capacidade de produção de forma responsável”. 

A empresa detalha ainda que a mineradora de superfície integra sistemas de controlo digital e planeamento tridimensional, permitindo uma exploração mais precisa do recurso mineral. Através de tecnologia GPS e de monitorização em tempo real, torna-se possível seguir o plano mineiro e otimizar o aproveitamento da matéria-prima, bem como melhorar a eficiência ao longo da cadeia produtiva e assegurar a uniformidade do material extraído. 

Em operação desde 1894, a pedreira do Bom Jesus abrange 325 hectares e é a maior área de exploração mineral não metálica licenciada em Portugal. Inicialmente afastada dos centros urbanos, a pedreira encontra-se hoje próxima de zonas habitadas, o que torna cada vez mais necessário a limitação dos impactos da sua atividade. 

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.