Palácio Nacional de Sintra inicia restauro de azulejos

O Palácio Nacional de Sintra será alvo de conservação e restauro dos seus revestimentos azulejares, num projeto realizado pela Parques de Sintra em parceria com a World Monuments Fund – Portugal.
A intervenção incidirá sobre o revestimento azulejar das paredes e do pavimento da Sala Árabe, e a sua fonte central; o revestimento azulejar das paredes da Gruta dos Banhos, os seus tetos em estuque e as arcadas em pedra; e o pavimento em mosaico da Câmara de D. Afonso VI. A primeira fase do projeto consiste no diagnóstico do estado de conservação, seguindo-se os trabalhos de restauro, que decorrerão no local, no âmbito da política “Aberto para Obras” da Parques de Sintra.
Para além da recuperação patrimonial, o projeto inclui uma componente formativa e de investigação. Serão realizados dois workshops – um a nível nacional, dirigido a técnicos da Parques de Sintra e alunos da Escola Profissional de Recuperação de Património de Sintra, e outro internacional, com especialistas na conservação de património azulejar. Será também promovido um seminário internacional dirigido a especialistas nesta área.
O investimento total é de 316 mil euros, financiado em partes iguais pela Parques de Sintra e pela World Monuments Fund – Portugal.

Outros artigos que lhe podem interessar