Nova patente da CIMPOR aprovada em Portugal

Christina Genet
O método inovador permite a produção de betão a partir de subprodutos industriais. Já tinha sido patenteada na Turquia.
A CIMPOR obteve a aprovação, em Portugal, de uma patente internacional relativa a um novo método de produção de betão. Este recorre a escórias de alto-forno e a sedimentos resultantes da lavagem de agregados. Já patenteada na Turquia, a inovação recebeu agora também o aval do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Esta nova abordagem tem a vantagem de permitir a produção de um ligante geopolimérico com elevada resistência à compressão, sem necessidade de processos de cura térmica, por água ou vapor. Desenvolvido a partir de materiais residuais da indústria siderúrgica e da lavagem de agregados, o método representa uma alternativa mais eficiente e ecológica às práticas tradicionais, contribuindo para a valorização de resíduos industriais.
O novo ligante pode ser utilizado na produção de betonilhas, argamassas, betão e betão pré-fabricado, mantendo elevados padrões de desempenho e durabilidade. A invenção resulta de um trabalho conjunto entre investigadores da Yildiz Teknik Üniversitesi, na Turquia, e a equipa técnica da OYAK Çimento.
Outros artigos que lhe podem interessar