Lançado concurso de 17,5ME para modernização da Linha do Sul

Fotografia: Infraestruturas de Portugal

A Infraestruturas de Portugal já lançou o concurso público para empreitada de modernização da Linha do Sul, entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado.

Com um preço base de 17,5 milhões de euros, esta intervenção visa eliminar os constrangimentos de exploração ferroviária existentes na estação de Praias-Sado, assim como em diversos ramais e infraestruturas ferroviárias do Porto de Setúbal, melhorando as condições de exploração do sistema ferroviário.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, este investimento tem também como objetivo reforçar a ligação ferroviária ao Porto de Setúbal e aos ramais existentes, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando assim o aumento da competitividade da economia nacional.

“Em termos gerais, as principais intervenções a realizar na Linha do Sul cingem-se fundamentalmente à eletrificação de linhas e ligações e/ou à construção de linhas na Estação de Setúbal-Mar e Ramal do Porto de Setúbal e à construção de um desnivelamento rodoviário, que permitirá a supressão da Passagem de Nível da Cachofarra, ao quilómetro 31,670”.

O documento publicado em Diário da República Eletrónico informa que as candidaturas podem ser apresentadas até 1 de julho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a contar dessa data.

O prazo de execução do contrato é de 420 dias e os critérios de adjudicação são o preço (50 por cento) e a qualidade (50 por cento), nomeadamente memória descritiva e justificativa, plano de trabalhos, plano mão-obra, plano equipamento e cronograma financeiro.

Consulte o anúncio em https://files.diariodarepublica.pt/cp_hora/2024/04/068/417550727.pd

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.