IP avança com construção do IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou, na semana passada, um concurso público para a elaboração do projeto de execução do IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho, pelo preço base de 1,8 milhões de euros.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a IP refere que a nova via “irá garantir maior rapidez e melhores condições de mobilidade e segurança” nas ligações regionais, aproximando a região Centro de Portugal a Espanha, através da fronteira de Ponte Segura, em Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova).
O concurso para a elaboração deste projeto foi publicado em Diário da República, encontrando-se em fase de receção de propostas.
O projetado IC (itinerário complementar) 31 pretende ligar a A23, na zona de Alcains (Castelo Branco), à fronteira com Espanha, em Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), e será constituído por dois troços distintos, assegurando-se um perfil transversal cuja largura da faixa de rodagem se mantém em toda a sua extensão.
O primeiro troço, com cerca de 25 quilómetros de extensão, tem início na A23, perto do quilómetro 133, onde vai ser construído um novo nó, nas proximidades da vila de Alcains, e termina na zona de articulação (IC31/EN239) a nascente de Proença-a-Velha.
“Por se tratar de um traçado caracterizado pela travessia de diversos núcleos urbanos e habitação dispersa, a solução a executar visa a criação de uma nova via alternativa que garante melhores condições de segurança rodoviária aos automobilistas, bem como das populações locais que atualmente são fustigadas pelo atravessamento constante de veículos, com destaque para o tráfego pesado”, lê-se no documento.
Já o segundo troço irá desenvolver-se desde o novo traçado do IC31/EN239, a nascente de Proença-a-Velha, até à fronteira de Ponte Segura em Monfortinho, numa extensão de 35 quilómetros.
Segundo a IP, as intervenções a realizar “têm por objetivo corrigir alguma zonas no traçado da EN239, aumentando os níveis de capacidade e segurança rodoviária desta via”.
Para o efeito, vai ser harmonizado o perfil transversal tipo, com retificações pontuais do traçado onde tecnicamente se justifique e vai ser construída uma estrada variante ao aglomerado urbano de Medelim.
Vão ainda ser criados parques de estacionamento, em áreas confinantes com a estrada, para permitir a paragem temporária de veículos, reforçar e adequar a sinalização, bem como os equipamentos de guiamento, balizagem e demarcação, e colocação de novas passadeiras de peões.
Os abrigos para paragens de autocarro vão ser reabilitados, os sistemas de drenagem vão ser complementados e reparados, assim como as guardas de segurança, onde serão introduzidos dispositivos de proteção a motociclistas.
Aplicação de guarda-corpos para a proteção de peões e os trabalhos de integração paisagística, limpeza e revestimento de taludes integram também o leque de intervenções.
Este projeto integra o Plano Nacional de Investimentos (PNI2030), no âmbito do programa de melhoria das ligações transfronteiriças, potenciando o desenvolvimento da mobilidade transfronteiriça e a redução dos custos de contexto.
O IC31 esteve, inicialmente, incluído no Plano de Recuperação e Resiliência, mas foi excluído do mesmo durante as negociações com a Comissão Europeia.
Compreendendo a importância desta ligação, o Governo autorizou a IP a desenvolver os procedimentos necessários para a sua implementação.
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