Investigadora portuguesa distinguida pela fib

FOTO FRENCHRIVIERAPHOTOGRAPHY THOMASBOYRON
Christina Genet
A doutoranda do Instituto Superior Técnico em Lisboa, Inês Rosa, conquistou um prémio internacional no fib Symposium 2025, realizado em Antibes, França, no passado dia 16 de junho.
Inês Rosa, do Centro de Investigação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS) do Instituto Superior Técnico, foi distinguida pela sua tese de doutoramento com o fib Achievement Award for Young Engineers 2025 – Research Category, atribuído pela Federação Internacional de Betão Estrutual (fib). A cerimónia de entrega do prémio decorreu no fib Symposium 2025, em Antibes, França, no dia 16 de junho.
O trabalho de investigação da doutoranda intitula-se “Fire behaviour of concrete structures reinforced with GFRP bars” e teve como principal objetivo caracterizar o comportamento mecânico de varões de polímero reforçado com fibras de vidro (GFRP) e a sua aderência ao betão a altas temperaturas. Além disso, procurou propor recomendações de dimensionamento em situação de incêndio para estruturas de betão com varões deste tipo de material.
O doutoramento foi orientado por João Firmo e coorientado pelos professores do Técnico João Ramôa Correia e Mário Arruda. Antes de ter sido premiada pela fib, a investigadora já tinha sido distinguida com o Prémio ESCM para Melhor Tese de Doutoramento de 2022, atribuído pela Sociedade Europeia de Materiais Compósitos. No ano anterior, o trabalho de Inês Rosa foi também premiado na 11.ª edição da Internacional Conference on FRP Composites in Civil Engineering (CICE).
Outros artigos que lhe podem interessar