FEEnERT quer melhorar a eficiência energética na arquitetura tradicional

FOTO LNEG
Christina Genet
Um consórcio luso-espanhol pretende promover a reabilitação energética sustentável de edifícios públicos de arquitetura tradicional na região transfronteiriça Euroace.
O projeto FEEnERT junta Portugal e Espanha em torno da promoção da eficiência energética em edifícios públicos de arquitetura tradicional na região transfronteiriça Euroace, que integra as regiões do Alentejo e Centro de Portugal e a Comunidade Autónoma da Extremadura, em Espanha.
No dia 1 de julho, os membros do consórcio do projeto Interreg reuniram-se nas instalações do Centro de Inovação e Qualidade da Edificação (EDEA-CICE), nos arredores de Cáceres. Foi uma oportunidade para analisar os progressos das atividades que compõem o projeto.
O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) esteve entre os participantes no encontro e apresentou as metodologias e os resultados dos estudos de mapeamento de recursos, necessidades e competências nas áreas abrangidas pelos dois países.
Além disso, foi disponibilizado o documentário “Construir o Futuro mirando o passado”, produzido pela INTROMAC, que percorre o território da Extremadura apresentando exemplos de intervenções sustentáveis em edifícios públicos de arquitetura tradicional.
Até à sua conclusão, no final de dezembro de 2026, o projeto FEEnERT irá desenvolver guias metodológicos e ferramentas para a caracterização dos sistemas construtivos tradicionais, técnicas de intervenção em reabilitação energética e integração de sistemas de geração renovável. Pretende-se assim apoiar as PME do setor na melhoria da investigação e desenvolvimento, bem como na promoção de iniciativas regionais.
Outros artigos que lhe podem interessar