Escola Secundária de Azambuja vai ser requalificada por 5ME

A Câmara Municipal de Azambuja pretende requalificar a escola secundária do concelho até 2024 para servir cerca de mil alunos, num investimento estimado de cinco milhões de euros, disse o presidente do município.
Este equipamento escolar, o único do ensino secundário no concelho, foi construído em 1978 e “nunca foi alvo de qualquer intervenção”, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Silvino Lúcio.
“A apresentação deste projeto entronca num conjunto vasto de reuniões que existiram entre a Câmara, a direção do agrupamento e a entidade do Estado que regula estas alterações [Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares]. Temos de adaptar a escola àquilo que é a realidade de hoje e pensando em termos futuros”, apontou o autarca.
Nesse sentido, o projeto de requalificação prevê, além de intervenções a nível das canalizações e coberturas, a ampliação do edifício e a construção de mais 14 salas de aulas, seis delas para passar a receber os alunos a partir do 7.º ano, e um pavilhão gimnodesportivo.
“É mais do que necessário construir mais seis salas para que os alunos que estão na escola básica até ao 6.º ano comecem logo [depois] o seu percurso na escola secundária em vez de andarem a saltar de um lado para o outro”, justificou.
A obra tem um valor estimado de cerca de cinco milhões de euros, prevendo-se que a tutela comparticipe com 2,3 milhões, ficando o restante a cargo da Câmara Municipal de Azambuja.
“Entendemos que a requalificação desta escola, que serve todo o concelho de Azambuja, era uma prioridade. Como tal, iremos recorrer à figura do empréstimo. Estamos com capacidade e iremos fazer um pedido de empréstimo na ordem dos três milhões de euros para lançar o concurso”, explicou o autarca.
Silvino Lúcio referiu ainda que a autarquia pretende lançar o concurso “o mais rapidamente possível” na expectativa de conseguir que as obras estejam concluídas no final do ano de 2023 e de ter tudo operacional no início de 2024.
Atualmente estudam na Escola Secundária de Azambuja 770 alunos e com a intervenção o estabelecimento ficará com capacidade de acolher cerca de mil.
Outros artigos que lhe podem interessar