Ensaios sísmicos no LNEC confirmam eficácia de sistema de isolamento para infraestruturas críticas

Realizaram-se no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, LNEC, durante três dias, um conjunto de ensaios inovadores em Portugal em estruturas com sistemas de isolamento sísmico, com o intuito de analisar a sua capacidade de reduzir danos estruturais e não estruturais para diversos níveis de intensidade da ação sísmica, desde sismos frequentes a sismos raros ou muito raros, em que  as infraestruturas críticas devem permanecer operacionais.

"Escalámos e ajustámos gradualmente os sinais a reproduzir na mesa sísmica, tendo atingido, no patamar mais elevado de intensidade, os movimentos mais intensos que a mesa consegue reproduzir. Isto permitiu-nos estudar o comportamento da estrutura e os deslocamentos dos isoladores no caso de diferentes cenários sísmicos", admitiu Ady Aviram, Diretora para a Europa da Earthquake Protection Systems (EPS), que fez o pedido do ensaio ao LNEC.

Os ensaios foram realizados na mesa sísmica triaxial do LNEC, onde foram simulados sinais sísmicos reais de sismos ocorridos no passado. Estes sinais foram escalados de forma precisa, garantindo que respeitavam os limites dinâmicos do equipamento nas três direções de movimento que a mesa impõe.

O principal objetivo dos ensaios foi avaliar a eficácia do sistema de isolamento de base na redução das exigências sísmicas, utilizando dispositivos inovadores desenvolvidos e patenteados pela EPS. Estes dispositivos pertencem à terceira geração de aparelhos da empresa americana, conhecidos como Triple PendulumTM.

"O objetivo do isolamento é criar uma camada que desligue as estruturas dos movimentos do terreno e assim diminuir o impacto das exigências sísmicas induzidas na estrutura através da capacidade de deslocamento lateral dos isoladores, promovendo que a estrutura se mantenha funcional após um sismo", referiu Ady Aviram.

Como resultado é garantida a proteção tanto dos componentes estruturais como dos não estruturais tais como equipamentos médicos e tecnológicos sensíveis a vibrações e acelerações como no caso de hospitais ou infraestruturas essenciais na resposta de emergência, bem como componentes eletromecânicos e arquitetónicos sensíveis a deformações, tais como edifícios patrimoniais e espaços museológicos.

Além disso, o ensaio teve também como propósito promover a disseminação do conhecimento sobre os sistemas de proteção sísmica, fundamentais na garantia da continuidade operacional das infraestruturas no pós-sismo, entre a comunidade técnica, nomeadamente gabinetes de projeto, empresas ligadas à construção ou gestão de obras, bem como gestores e administradores de infraestruturas críticas.

Os ensaios realizados no LNEC consistiram no teste de um edifício de betão armado, com 2 pisos de altura, à escala real, em que a fundação se encontrava ligada a isoladores Triple PendulumTM. Os isoladores foram fixos à mesa sísmica triaxial do LNEC, de forma a simular os movimentos sísmicos do terreno.

“Os ensaios foram extremamente bem-sucedidos. Conseguimos realizar quase 100 testes na mesa sísmica, utilizando seis registos de sismos com intensidades crescentes", disse ao LNEC, a responsável da EPS.

Apesar das intensas simulações sísmicas, a estrutura permaneceu intacta, e os componentes não estruturais, incluindo um compartimento mobilado no piso superior, não sofreram qualquer dano durante os testes com os isoladores sísmicos.

Este desempenho deve-se à elevada flexibilidade do sistema, que absorve a maior parte dos deslocamentos laterais e dissipa eficazmente a energia sísmica. Destaca-se ainda a grande capacidade de recentramento destes dispositivos, garantindo a funcionalidade da infraestrutura após um sismo, com deslocamentos residuais mínimos, mesmo perante ações de elevada intensidade.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.