Empresa portuguesa renova Estádio de Estrasburgo com material reciclado
DR
A Blocotelha foi contratada para renovar o Estádio de Estrasburgo que vai reaproveitar fuselagem de 30 aviões desativados.
A empresa portuguesa foi escolhida para o projeto de renovação e ampliação do Estádio de la Meinau, em Estrasburgo (França). O projeto conta com um investimento de 160 milhões de euros e consiste no aumento da capacidade do complexo desportivo para 32 mil lugares e ainda na criação de uma fan zone para acomodar até cinco mil pessoas.
A nova bancada sul será revestida com material metálico reciclado proveniente da fuselagem de 30 aviões Airbus A340 desativados. A reutilização destes metais vão cobrir uma área de 4050 m², integrando a estética do estádio com o ambiente natural envolvente.
A Blocotelha vai instalar cerca de 2000 toneladas de estrutura metálica, uma pala em consola e a execução da estrutura de "brise-soleil" (guarda-sol), utilizando parte de fuselagens recicladas para fazer um efeito de sombra.
O Estádio de la Meinau é, até à data, o primeiro projeto de construção, a nível mundial, a ter um protótipo de secção da fuselagem instalado. Além de reutilização e upcycling de materiais, a renovação do estádio integra ainda painéis solares e captação de águas pluviais para a reutilização das mesmas no abastecimento das “casas de banho” e balneários e uso de tecnologias verdes. A conclusão da obra está prevista para março de 2026.
Outros artigos que lhe podem interessar