Materiais de construção e sustentabilidade
Este número especial da Construção Magazine, dedicado aos materiais de construção sustentáveis, destaca alguns dos melhores trabalhos apresentados em dois encontros da especialidade, promovidos pelo Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Ambiente (DECivil) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.
O 5º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS 2024), que tem lugar em Lisboa, Portugal, em Novembro de 2024, dá continuidade à série de congressos que teve início em 2014 na Universidade do Minho e teve edições em João Pessoa (2016), Coimbra (2018) e Salvador (2022). O objectivo principal tem sido o de proporcionar um fórum para a apresentação e discussão de inovações tecnológicas associadas aos materiais para construção civil que colaborem no desenvolvimento sustentável deste sector.
O Congresso Construção 2024 tem como objectivo principal reunir especialistas para apresentar resultados de investigações e discutir perspectivas de futuros desenvolvimentos relativos ao sector da construção. Este Congresso surge na sequência de congressos similares que decorreram em Lisboa (2001), Porto (2004), Coimbra (2007), Coimbra (2012), Lisboa (2015), Porto (2018) e Guimarães (2022), mantendo um âmbito holístico e envolvendo áreas tão diversas como os materiais de construção, a física das construções, as tecnologias construtivas, o controlo da qualidade, a gestão técnico-financeira, a patologia e reabilitação e a sustentabilidade na construção, entre outras.
A sustentabilidade da indústria da construção passa pela internalização de alguns conceitos como a minimização da carga energética instalada, o recurso a recursos energéticos de menor monta e mais amigos do ambiente durante a vida útil das construções e a promoção da circularidade de todos os materiais e elementos construtivos. Apesar de serem um bem essencial à civilização humana, as infraestruturas construídas constituem-se como um dos sectores com mais impacte no meio ambiente. Esse impacte pode ser substancialmente reduzido, para o que existem diversas estratégias possíveis. Uma destas é o recurso a materiais sustentáveis ou, em rigor, materiais mais sustentáveis do que os convencionais. Tal pode passar i) pela utilização de materiais de menor energia incorporada na sua produção (incluindo materiais tradicionais entretanto caídos em desuso), ii) pelo recurso a materiais de fontes renováveis, iii) pela utilização de resíduos e subprodutos de várias indústrias (incluindo a da construção), iv) pelo aumento da durabilidade dos materiais e elementos construtivos, v) pela concepção destes no sentido de serem mais facilmente substituídos ou, no mínimo, reciclados, vi) pela melhoria das características dos materiais e elementos construtivos conduzindo a menores gastos energéticos na vida útil das construções, vii) pelo recurso a técnicas artificiais de encapsulamento de dióxido de carbono ou outros materiais nocivos para o meio ambiente, entre outras medidas.
Os artigos seleccionados para este número abordam problemáticas diversas, mas sempre no sentido de promover a sustentabilidade e a circularidade na construção. À utilização de materiais alternativos (tais como água residual, água e areia do mar, lama de dragagem, resíduos de papel e de infraestruturas eólicas) na produção de betão e cimento é dado um grande destaque, em face da necessidade de promover uma redução drástico dos impactes ambientais associados a estes materiais, essenciais para a qualidade de vida da Humanidade. Resíduos de betão podem também ser utilizados para melhorar as características de materiais tradicionais como a terra crua. Finalmente, o recurso a carbonatação forçada é hoje visto como uma solução para simultaneamente reduzir o impacte ambiental e melhorar o desempenho de artefactos e elementos construtivos.
A Construção Magazine, através deste número especial, associa-se de forma inequívoca a esta aspiração da indústria da construção de contribuir para um mundo melhor e mais respeitador do meio ambiente.
Em colaboração com Jorge de Brito, co-editor da Construção Magazine nº123
Diretor da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar