Argamassas e soluções térmicas de isolamento
As argamassas de reboco continuam a fazer parte das escolhas de muitos projetistas para soluções construtivas de revestimento, quer seja em construções novas quer seja para reabilitação de construções existentes.
A escolha mais adequada de uma argamassa, que deve ter em consideração as suas características físicas e higrotérmicas, a sua compatibilidade com outros elementos construtivos e ainda atender a princípios de sustentabilidade, continua a ser uma tarefa complexa e desafiante.
A deposição de resíduos em aterros continua a revelar-se como um problema ambiental que é urgente minimizar. Neste âmbito, a incorporação de resíduos em argamassas de construção pode ajudar na mitigação deste problema e ainda contribuir para a melhoria do comportamento das argamassas. Paralelamente a estas preocupações, a melhoria do comportamento energético das construções continua a ter um papel preponderante na redução de consumos energéticos associados, mantendo-se o crescimento expressivo das soluções usadas em Isolamento Térmico de Edifícios.
Nesta linha, o Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, organiza mais uma edição, a quarta, do seu Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento, em março de 2022, onde se reunirão especialistas na área que discutirão temas como a pesquisa e o desenvolvimento de novas formulações de argamassas com comportamentos melhorados e introdução de resíduos, a inspeção e o diagnóstico de patologias das argamassas, o comportamento das argamassas em serviço e as soluções térmicas de revestimento mais inovadoras.
O presente número temático da CM inclui um conjunto de artigos a apresentar no Simpósio. Apresenta-se um estudo sobre argamassas de argila e a sua contribuição para a qualidade do ar interior. É abordada a questão da térmica na perspetiva da reabilitação com uma revisitação dos revestimentos com comportamento térmico melhorado, nomeadamente as argamassas térmicas e os ETICS. Ainda na área do comportamento térmico, apresenta-se uma investigação sobre a resistência ao choque de fachadas revestidas com ETICS. Outro tema abordado nos restantes artigos da revista refere-se à análise da interface entre a argamassa e o suporte, após a aplicação da argamassa, e a influência que esta interface pode ter nas propriedades das argamassas. Este é um tema que está a suscitar bastante interesse dos investigadores, pois sabe-se que o comportamento das argamassas após aplicação nos suportes pode ser alterado por influência das características desse suporte. Torna-se, por isso, muito importante conhecer o comportamento das argamassas em serviço para se poder proceder a uma escolha mais acertada do revestimento a utilizar.
Desejamos que os temas abordados neste número da CM sejam do interesse de toda a comunidade científica que se dedica à investigação relacionada com o tema das argamassas e revestimentos térmicos, e que possa ser útil para os projetistas na hora de procederem à escolha de uma argamassa de revestimento.
Em colaboração com Isabel Torres, co-editora da Construção Magazine nº106
Editorial da Construção Magazine nº106 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Argamassas e soluções térmicas de isolamento'
Diretor da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar