Digital Twin e a necessidade de uma framework integradora para a gestão do ambiente construído
Fotografia: ArtPhoto_studio_Freepik
Dada a relevante importância do ambiente construído para a sustentação de todas as esferas da vida, garantir a sua gestão adequada trará enormes benefícios para o bem coletivo da sociedade. No entanto, o desafio de gerir esse espaço construído é particularmente complexo, principalmente se considerados os crescentes requisitos de desempenho, não apenas em termos de energia e meio ambiente, mas também do ponto de vista humano (conforto, acessibilidade, etc.).
A complexidade e as capacidades de manter, melhorar e adaptar edifícios em condições de uso também obrigam os profissionais que atuam na área do Facility management (FM) ou, em outras palavras, na gestão do edificado construído, a equiparem-se com ferramentas tecnológicas especializadas para automatizar tarefas rotineiras, gerir informação, monitorar o desempenho do edifício e apoiar os processos de tomada de decisão.
A Fortune Business Insights relata que o mercado global de FM atingiu 1.239,99 mil milhões de dólares em 2021. Espera-se ainda que cresça a uma taxa anual de 5,7 % de 2022 a 2029, representando uma parte substancial do setor em todo o mundo. Consequentemente, os gestores de FM precisam de ferramentas poderosas para organizar o conhecimento produzido por todas as partes interessadas durante o ciclo de vida de um edifício, para alcançar uma gestão inteligente e eficiente. (...)
Em colaboração com Rodrigo Pedral Sampaio e Inês Flores-Colen, Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), DECivil, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Professor no IST
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar