Congresso sobre estratégias e soluções para a pobreza energética
Fotografia: Congresso Edifícios do Futuro
Vai decorrer um congresso internacional sobre analisar estratégias e conhecer soluções para enfrentar a pobreza energética e a ineficiência térmica em Portugal a 6 de junho, na Universidade do Minho, em Braga.
O evento sobre Edifícios do Futuro vai juntar vários especialistas e investigadores das áreas da climatização, construção e arquitetura, sendo promovido por duas empresas dos setores – a Giacomini, com sede em Itália, e a Milei, fundada há 40 anos em Braga.
A iniciativa visa, também, sensibilizar, mobilizar e desafiar a indústria, o governo e os profissionais a encontrar soluções que respondam a dois problemas nacionais: o desconforto térmico e falta de eficiência económica.
O evento, que contará com a presença do vereador do Ambiente e Turismo do município de Braga, Altino Bessa, e o pró-reitor da Universidade do Minho, Miguel Bandeira, vai reunir, em Braga, um vasto grupo de profissionais com conhecimento e experiência nestes mercados.
Entre outros, serão ainda abordados tópicos emergentes como a descarbonização do setor dos edifícios, soluções de climatização em edifícios residenciais, empresariais ou públicos e o orçamento familiar.
“Esta é uma iniciativa pioneira em Portugal que procura ir ao encontro de um problema real e que afeta centenas de famílias no nosso país”, disse o diretor geral da Giacomini Portugal, Vasco Silva. “Todos sabemos que Portugal é um dos países mais frios da Europa. Não no clima (sendo até um dos mais quentes), mas na sensação e conforto térmico que se vive dentro dos edifícios”, explicou o responsável citado em comunicado.
“Um estudo do ISEG para a EDP revelou que 75 por cento do edificado nacional não tem condições de isolamento térmico, recorrendo-se, quando existem condições económicas, com maior intensidade a dispositivos de aquecimento e arrefecimento. Ora este é um cenário que carece de mudança, de transformação e de respostas assertivas. Este encontro visa precisamente isso, desafiar todas as entidades e agentes com poder de decisão a apresentar, a debater e a definir linhas orientadoras que nos permitam ter, no futuro, edifícios mais eficientes e amigos do ambiente e, acima de tudo, famílias com mais conforto e bem-estar nas suas casas”, esclareceu Vasco Silva.
Segundo a organização, o congresso internacional contará com a participação de intervenientes de Itália e Espanha, com elevada formação e experiência em sistemas de climatização de espaços públicos, como é o caso de hospitais. “Queremos evidenciar casos concretos, exemplos de sucesso do que se faz lá fora, para que os nossos profissionais se sintam inspirados e conscientes de uma mudança que é necessária”, rematou Vasco Silva.
A sessão, que decorrerá no auditório B2 do Edifício 2 da Universidade do Minho, é gratuita, mas requer inscrição prévia devido à lotação do espaço.
Programa
14h00 Receção
14h15 Sessão de Abertura
Município de Braga | Altino Bessa, Vereador do Município de Braga
Universidade do Minho | Miguel Bandeira, Pró-Reitor da Universidade do Minho
14h30 A Pobreza Energética em Portugal
Manuela Almeida, Escola de Engenharia da Universidade do Minho
14h50 O Setor da Construção e o Futuro da Eficiência Energética
José de Matos, Secretário-Geral da APCMC - Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção
15h10 A Descarbonização do Setor dos Edifícios
Isabel Sarmento, Coordenadora da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros
15h30 Projeto de Edifícios com Climatização Radiante
Rui Correia, CEO da LoftSpace
15h50 Quanto custa o conforto? Como as decisões das famílias fazem a diferença
Nuno Sequeira, CEO da Solzaima - Soluções de Aquecimento a Biomassa
16h10 Coffee Break
16h40 Climatização de Hospitais com Superfícies Radiantes
Sergio Espiñera, Diretor Técnico da Giacomini Espanha
17h00 Equilíbrio Dinâmico das Instalações de Climatização
Roberto Torreggiani, Diretor de Engenharia da Giacomini Internacional
17h20 Sistemas de Piso Radiante com Caldeiras a Hidrogénio
Luís Ramos, Departamento de Engenharia e Formação da Giacomini Portugal
17h40 Inteligência Emocional nas Empresas, na Vida e no Futuro Sustentável
Ana Rodrigues, Psicóloga e Professora Convidada da Universidade do Minho
18h00 Sessão de Encerramento
Vasco Silva, Diretor Geral da Giacomini Portugal
Outros artigos que lhe podem interessar