Comportamento e custo de reparação de pilares de pontes com dano sísmico de corte

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

O presente trabalho propõe uma abordagem metodológica para a caracterização e definição de estados limite de danos sísmicos em pilares ocos de betão armado, associando-lhes os respetivos custos de reparação. Neste estudo é analisada a evolução dos danos, com associação aos estados limite de danos sísmicos (ligeiros, moderados, extensos e colapso), sendo posteriormente avaliadas as possíveis técnicas de reforço para cada estado de dano, definindo um método em que seja possível identificar qual a solução com melhor custo/beneficio durante a reparação dos pilares. Para que seja possível concluir qual a estratégia de reforço que proporcionará uma melhor relação custo/beneficio, é necessário ter em consideração todas as etapas de reparação e qual será o custo para executar essa técnica. Tendo em conta que os pilares ocos de betão armado, na grande maioria das vezes, têm condições de acesso difíceis, a acessibilidade para a aplicação do reforço é uma característica que pode influenciar significativamente o custo global da reparação.

Uma estrutura, ou elemento estrutural, quando sujeita à ação sísmica poderá sofrer danos estruturais, cuja severidade pode ser devida a diversos fatores, tais como a intensidade da ação sísmica, nível de dimensionamento sísmico, qualidade da construção da estrutura e tipo de elemento estrutural.

Os pilares ocos de betão armado são usualmente utilizados em pontes quando é necessário ter uma grande altura e ao mesmo tempo garantir uma grande rigidez e um peso reduzido. Os pilares ocos de betão armado são elementos estruturais que possuem uma insuficiente capacidade de resistência a esforços de corte, principalmente verificada nos casos em que os pilares foram dimensionados com regulamentação antissísmica antiga. (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº102 mar/abr 2021, dedicado ao tema 'Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Património e Projeto'

Referências

[1] Delgado, P., 2009. “Avaliação de Segurança Sísmica de Pontes”. PhD Thesis, FEUP, Porto.

[2] Delgado R, Delgado P, Vila Pouca N, Arêde A, Rocha P, Costa A. 2009 “Shear effects on hollow section piers under seismic actions: experimental and numerical analysis.” Bulletin of Earthquake Engineering.7:3;77-89.

[3] Delgado, P., Sá, N., Marques, M. & Arêde, A., 2017. “Custo de reabilitação de pilares ocos com base nos estados limite de dano sísmico”, CREPAT- Congresso da reabilitação do património, Aveiro, Portugal, 29 a 30 de Junho.

[4] Rodrigues, H., Arêde, A., Varum, H. & Costa, A., 2013. Damage evolution in reinforced concrete columns subjected to biaxial loading. Bull Earthquake Eng, pp. 1517-1540.

[5] FEMA, 2003. HAZUZ MR4. Washington DC: National Institute of Building Sciences.

[6] Park, Y.-J. & Ang, A.-S., 1985. “Mechanistic siesmic model for Reinforced concrete”. Journal of Structural Engineering, pp. 111.722-739.

[7] Arêde, A., 1997. "Seismic Assessment of Reinforced Concrete Frame Structures with a New Flexibility Based Element", PhD Thesis, FEUP, Porto.

[8] CEN, 2006. NP EN 1504-2. Produtos e sistemas para a protecção e reparação de estruturas de betão – Definições, requisitos, controlo da qualidade e avaliação da conformidade. Parte 2: Sistemas de proteção superficial do betão. Brussels: European Standard.

[9] CEN, 2006. NP EN 1504-5. Produtos e sistemas para a protecção e reparação de estruturas de betão - Definições, requisitos, controlo da qualidade e avaliação da conformidade. Parte 5: Injeção do betão. Brussels: European Standard.

[10] PRISE, “Avaliação de Perdas e Risco Sísmico dos Edifícios em Portugal”, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2013-2015 (http://prise.fe.up.pt).

Em colaboração com Naiara Silva, proMetheus, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Mário Marques, DREAMS, Universidade Lusófona do Porto e CONSTRUCT-LESE, FEUP, e António Arêde, CONSTRUCT-LESE, FEUP

Pedro Delgado

Professor Assistente

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.