CIRMARE 2025 decorre no Porto de 17 a 19 de novembro

Christina Genet
Durante três dias de conferência, o congresso internacional reunirá investigadores e especialistas que partilharão os seus conhecimentos sobre os novos desafios da recuperação do património edificado.
Entre os dias 17 e 19 de novembro, o CIRMARE 2025 regressa ao Porto. O VII Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios decorrerá no Instituto Superior de Engenharia do Porto, uma das entidades organizadoras do evento, em parceria com a Universidade da Beira Interior e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os participantes interessados devem preencher um formulário online para garantir a sua inscrição no evento.
Com o tema geral “Novos desafios na adaptação e preservação do património edificado”, o encontro internacional pretende contribuir para a partilha de conhecimento e para a promoção de práticas que impulsionem a resiliência e a adaptação do património construído. As áreas temáticas abordadas são diversas: desde a qualidade térmica e acústica dos edifícios, à BIM e à digitalização na reabilitação, passando pelas políticas públicas de habitação.
O evento contará com a presença de oradores de referência no setor, como Clara Vale, professora associada na Faculdade de Arquitetura do Porto, que fará uma apresentação sobre os processos de circularidade na construção como contributo para a neutralidade carbónica. Leandro Torres Di Gregorio, professor efetivo do Departamento de Construção Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará igualmente uma conferência sobre os desafios na previsão e resposta a inundações urbanas associadas a eventos extremos. Além disso, o professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Porto, Humberto Varum, intervirá com uma apresentação sobre o comportamento sísmico de edifícios de betão armado.
Outros artigos que lhe podem interessar