CIMPOR lança plataforma digital para otimização do tempo
15 janeiro 2026, quinta-feira- Mercado

Christina Genet
Com a implementação da ferramenta, a empresa pretende melhorar a sua eficiência operacional, facilitar a gestão de stocks e reduzir o tempo de trabalho dedicado a tarefas administrativas.
A corrida à digitalização do setor da construção está lançada e foi recentemente acelerada pela CIMPOR, com a implementação da sua nova plataforma digital desenvolvida internamente, a CIMPACK. Concebida para otimizar a gestão de stocks de produtos embalados e materiais de embalagem, bem como para simplificar processos administrativos, a solução já se encontra em funcionamento nas unidades de produção de Alhandra, Souselas e Loulé.
Entre as funcionalidades da ferramenta conta-se a criação automática de relatórios diários com informação detalhada sobre stocks, paragens de equipamentos e movimentos de ferrovia. A empresa prevê aumentar a capacidade funcional da CIMPACK, de forma a incluir relatórios semanais automáticos, que integrarão um leque alargado de indicadores de desempenho, como o número de acidentes, a percentagem de materiais danificados, produções horárias, a percentagem de sacos rejeitados e o estado dos stocks.
Para garantir o bom funcionamento destas tarefas automatizadas, a plataforma baseia-se em informação proveniente do registo direto efetuado pelos operadores, bem como na integração com sistemas chave como o SAP, o SIPET e a Estatística Fabril.
A CIMPOR afirma que, desde a sua implementação, a nova plataforma permitiu reduzir de 77 % no tempo despendido em tarefas administrativas pelas equipas de embalagem, representando uma diminuição de quase 140 000 € nos custos. Além disso, a ferramenta permitiu aumentar em 14 % a precisão dos dados de inventário.
No futuro, a CIMPACK será também integrada com sistemas de controlo de máquinas, como ensacadoras e paletizadoras, de modo a melhorar o processo de recolha de dados. Numa fase seguinte, está prevista a implementação da plataforma nas unidades de entreposto da Maio e da Cimentaçor. Com a continuação do processo de expansão da plataforma digital, a empresa espera atingir uma redução de 86 % no tempo dedicado a tarefas administrativas, projetando uma poupança anual de custos na ordem dos 260 000 €.
Outros artigos que lhe podem interessar