Certificação energética de edifícios - Um breve balanço
Foto: kyle-sudu-PVKn9G3XICQ-unsplash
O Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE) teve início a 1 de junho de 2007, tendo sido seguida uma estratégia faseada de aplicação.
Em primeiro lugar aplicou-se às construções novas e posteriormente a edifícios existentes, sendo a certificação obrigatória para imóveis vendidos ou arrendados desde 1 de janeiro de 2009.
Fará sentido um balanço crítico sobre a relevância e interesse da informação disponibilizada na certificação energética e sobre o reconhecimento da sociedade dessa mesma informação.
Nos cerca de 17 anos desde o início do processo de certificação foram emitidos aproximadamente 2,5 milhões de certificados (envolvendo um corpo de peritos superior a 2000), o que representa 40 % das cerca de 6 milhões de frações habitacionais existentes em Portugal.
Trata-se de uma base de dados gigantesca com enorme informação sobre o parque residencial, com interesse para a academia, para os decisores de políticas públicas e para todos os utilizadores dos edifícios e atores no mercado do imobiliário...
Artigo completo na Construção Magazine nº 122 jul/ago 2024
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar