Aprovada candidatura de 38ME para habitação social em Coimbra

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra viu aprovada a sua candidatura para a aquisição de terrenos e construção de 268 fogos na Quinta das Bicas, em Taveiro, no valor de 38 497 004,47 euros.

A autarquia vai, assim, investir na construção de 268 fogos de habitação social na Quinta das Bicas, de acordo com a Estratégia Local de Habitação. A Câmara Municipal de Coimbra tem até 30 de março de 2026 para concluir a obra, lê-se em comunicado divulgado pela autarquia.

Na reunião de câmara de 18 de setembro foi aprovada a aquisição de 30 lotes na Quinta das Bicas, num investimento total de quatro milhões de euros. O montante para a aquisição é totalmente financiado através da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.

Os lotes em questão, numerados de 1 a 23 e de 27 a 33, totalizam uma área global de 26 537 metros quadrados, com uma área bruta de construção de 38 056 metros quadrados.

Para os 30 lotes, o município fez uma oferta de aquisição ao proprietário, a Caixa Económica Montepio Geral, pelo preço global de quatro milhões de euros, que foi aceite.

“Este é um passo histórico para continuar a colmatar os problemas de habitação das populações mais carenciadas e mais frágeis”, reconheceu a vereadora da Habitação, Ana Cortez Vaz. “Com as 268 casas que vamos construir vão ser mais 268 famílias a viver em melhores condições de habitabilidade”, sublinhou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.