A energia e o clima em constante transição

Em 2009, a União Europeia (UE) estabeleceu objetivos ambiciosos para os temas da energia e do clima. Passámos a ouvir falar com frequência nos objetivos 20-20-20 - 20% de redução de emissão de gases com efeito estufa, 20% de energias renováveis e 20% de eficiência energética.
Dez anos depois, a Europa está a fazer esse caminho, sentindo já alguns dos benefícios económicos associados à energia “limpa”. A redução de emissões tem sido possível com a introdução de energias renováveis que, sendo mais baratas, estariam a contribuir para o crescimento económico.
Com o acordo de Paris, a UE ambiciona reduções de emissões de 40% até 2030, associadas a um aumento, para cerca de 1/3, da penetração de renováveis e da eficiência energética.
As medidas a tomar podem resumir-se nos seguintes pontos: (1) estimular a eficiência energética, para a qual os edifícios merecem particular atenção - espera-se que a aceleração da renovação dos edifícios e a exploração de tecnologias inteligentes sejam fatores determinantes para a descarbonização e para uma economia competitiva (...)
DEC-FCTUC / ITeCons
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar