Trabalhos de operação e manutenção na Rede de Autoestradas do Norte

Fotografia: Infraestruturas de Portugal

A empreitada “RAP Norte – Exploração da rede em mínimos operacionais – 2024” já foi consignada, informou a Infraestruturas de Portugal.

A intervenção, no valor de 945 mil euros, abrange os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Matosinhos, Valença, Braga e Vila Nova de Famalicão, distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.

A empreitada integra a Rede de Autoestradas do Grande Porto (RAGP) e lanços viários do distrito de Braga e de Viana do Castelo, englobando 70 quilómetros de vias com perfil de autoestrada, 58 nós de ligação, 64 quilómetros de ramos e 239 obras de arte (dos quais quatro túneis).

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, estão abrangidos no projeto os nós de ligação, os troços das estradas que os completarem, considerados entre os pontos extremos de intervenção nessas estradas ou, quando não for possível essa definição, entre os pontos extremos de enlace dos ramos dos nós compreendendo a totalidade de intersecções e os troços de ligação em que o tráfego seja exclusivamente de acesso às autoestradas/vias objeto do contrato.

“Neste modelo de empreitada integral, direcionada para vias com perfil de autoestrada, pretende-se assegurar uma intervenção que inclua tanto as atividades de operação, nomeadamente de patrulhamento, fiscalização da rede e assistência ao utente, mas igualmente os trabalhos de manutenção/conservação corrente de todos os componentes constituintes da infraestrutura rodoviária”, lê-se no comunicado divulgado pela Infraestruturas de Portugal.

No que respeita às atividades de operação, está prevista a fiscalização da rede e a assistência aos utentes através do patrulhamento das vias objeto deste procedimento, em regime 365 dias/24h por dia, por Unidades Móveis de Inspeção e Assistência (UMIA), e a reposição das condições normais de circulação na autoestrada após incidentes/acidentes através das Brigadas de Intervenção (BI).

No que respeita à manutenção/conservação corrente, foram consideradas apenas as intervenções corretivas, promovendo as atividades mínimas para manter as condições mínimas de segurança de exploração, e consequentemente, salvaguardar a integridade física e os bens daqueles que utilizam as infraestruturas.

A operação respeita um conjunto de atividades referentes aos serviços de fiscalização da rede de autoestradas, com o objetivo de assegurar a inspeção, vigilância e policiamento, assim como a assistência ao utente que nela circula, para apoiar a resolução, diretamente pelo/a utente, ou através de recurso a meios externos que as circunstâncias tornem necessários, dos problemas com que este/a se possa defrontar, designadamente em razão de acidente, doença, paralisação involuntária dos respetivos veículos, necessidade de comunicações de emergência e outras circunstâncias semelhantes.

A afetação de recursos prevista engloba as UMIA, afetas a atividades de patrulhamento/assistência rodoviária, guarnecidas com Oficiais de Inspeção e Assistência, em regime 365 dias/24h e BI. Encontra-se, ainda, prevista uma UMIA/BI Polivalente, afeta à rede viária do distrito de Braga e Viana do Castelo.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.