Tendências modernas das Estruturas de Madeira (6): Estruturas mistas e híbridas

FOTO JOSSUHA THÉOPHILE/ UNSPLASH
Investigação em estruturas de madeira – tendências atuais
Os desenvolvimentos mais recentes em estruturas de madeira estão associados sobretudo às estruturas mistas e às estruturas híbridas, designações que se definem e explicam mais à frente no artigo.
A fronteira entre a investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) em materiais e em estruturas de madeira não é por vezes muito clara. É também, por esse motivo, objetivo do artigo clarificar o melhor possível as diferenças entre as questões ligadas aos materiais e as questões ligadas aos sistemas estruturais.
Dos materiais às estruturas – o caminho da inovação
O aparecimento de novos materiais e componentes é fundamental para o desenvolvimento de novos rumos para as estruturas de madeira.
Tal como escrevi no último artigo desta coluna, a investigação em materiais inovadores à base de madeira tem aumentado muito no passado recente.
Também como refiro nesse artigo, as grandes áreas de inovação nessa área estão ligadas ao desenvolvimento de “materiais híbridos”, de “madeira modificada” e dos compósitos que incluem madeira na composição.
No momento atual, investigação importante está a ser feita na caracterização de materiais e componentes híbridos usando dois ou mais tipos diferentes de materiais à base de madeira (WBM – wood based materials). Um exemplo deste tipo de material é uma viga I prefabricada com banzos em LVL (Laminated veneer Lumber) e almas em OSB (Oriented Strand Board) ligadas entre si por colagem totalmente automatizada, executada em ambiente industrial.
Um compósito à base de madeira (Wood composite) é um derivado de madeira, concebido e produzido pelo homem e que usa madeira maciça e/ou outros produtos resultantes da transformação da madeira serrada (folha, estilha, pó, fibras, entre outros), ou equivalentes provenientes da “reciclagem” de madeira usada, a que se juntam outros materiais tais como resinas ou outros tipos de colas ou de “ligante”, seguindo a terminologia associada à composição de betões. (...)
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar