Startup portuguesa SmartRoads vence prémio europeu

A empresa foi destacada pelo EIT pela sua solução inovadora que ajuda as cidades a recolher e disponibilizar dados sobre o estado das estradas.
O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia distinguiu a startup portuguesa SmartRoads nos EIT Innovation Awards 2025, no passado dia 25 de novembro. A empresa venceu o prémio europeu na categoria Cidades Inteligentes e Mobilidade, durante uma cerimónia de entrega de prémios em Budapeste.
A SmartRoads desenvolveu uma solução inteligente criada para recolher e disponibilizar dados sobre o estado das estradas. As cidades têm muitas vezes dificuldades em assegurar a manutenção adequada das suas vias ou em prevenir problemas nas infraestruturas antes de as reparações se tornarem necessárias, observou a startup. É para responder a este desafio que a SmartRoads lançou a sua ferramenta digital, sem necessidade de equipamento específico.
Para tal a solução utiliza os sensores do telemóvel, capazes de recolher dados de vibração e de GPS em tempo real durante a condução. De seguida, algoritmos de machine learning detetam eventuais buracos, fissuras, trilhas de desgaste e irregularidades na superfície. Por fim, o dashboard sintetiza a informação em relatórios claros e integra-se com os sistemas existentes.
Segundo a startup, a solução inteligente pode ajudar as cidades a reduzir os custos em 30 %, diminuir as emissões de CO2 em 40 % e baixar o risco de acidentes em 60 %.
O programa EIT Jumpstarter, criado e promovido pelo EIT, pretende ajudar a levar ideias inovadoras ao mercado, transformando resultados científicos em negócios viáveis. No total, o organismo atribuiu mais de 130 000 euros a 21 startups participantes.
Outros artigos que lhe podem interessar