Lisboa recebe o 1.º Simpósio Internacional sobre NeuroUrbanismo e NeuroArquitetura

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o MAAT em Lisboa será palco do 1.º Simpósio Internacional sobre NeuroUrbanismo e NeuroArquitetura, um evento inovador que reúne várias disciplinas, incluindo arquitetura, desenho urbano, geografia, ciências de dados, neurociências e sociologia, para discutir a influência do ambiente urbano na saúde mental.

Organizado pelo projeto eMOTIONAL Cities e pela Academia Portuguesa de Neuroarquitetura, o simpósio visa promover a reflexão sobre como os espaços urbanos podem impactar o bem-estar emocional e comportamental das pessoas.

Este tema ganha relevância diante do alerta da Organização Mundial da Saúde sobre o crescente efeito dos ambientes urbanos nos estados emocionais e na saúde mental dos indivíduos.

Durante o evento, serão apresentados os resultados do projeto eMOTIONAL Cities, financiado pela Comissão Europeia, que investiga como diferentes características urbanas afetam a saúde mental.

A pesquisa mostra que ambientes urbanos podem ter um impacto negativo na saúde mental, especialmente em comparação com espaços mais naturais. Fatores como a presença de espaços verdes, a largura dos passeios, a manutenção e o tipo de fachadas dos edifícios, a organização espacial do mobiliário urbano, a sinalética, entre outros, afetam a nossa saúde mental.

Em comunicado de imprensa, a equipa do projeto salienta que “Determinados fatores urbanos desencadeiam reações neurais e físicas que podem ser patogénicas, originando condições de doença”.

O objetivo do projeto é criar um modelo que possa ser adaptado a vários tipos de cidades e permita medir e mapear as emoções. A geração deste tipo de conhecimento permite que a gestão das cidades seja mais eficiente em termos de criar comunidades mais saudáveis e sustentáveis, promotoras de bem-estar.

O primeiro dia do simpósio será dedicado ao espaço público, abordando temas como o impacto que ruas, praças, parques urbanos, qualidade do ar, ruído e transportes têm no comportamento humano. No segundo dia, o foco será na NeuroArquitetura, com discussões sobre como os espaços internos, a biofilia e a iluminação influenciam o bem-estar das pessoas.

Especialistas nas áreas de urbanismo, mobilidade, saúde e políticas públicas irão participar em mesas-redondas e workshops, discutindo o futuro das cidades e o papel da ciência no planejamento urbano. Para mais informações e inscrições (gratuitas mas obrigatórias), consulte a página oficial do evento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.