LNEC promove seminário Argila Expandida a 1 de outubro

Christina Genet
O evento contará com oradores de centros de investigação, universidades e empresas de projeto, fomentando assim o intercâmbio de conhecimento sobre a utilização deste material em obras de infraestruturas.
A argila expandida, um aliado em obras geotécnicas? No dia 1 de outubro, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa vai explorar os benefícios deste material, no âmbito do seminário “Argila Expandida: Sustentabilidade e Resiliência em Soluções Geotécnicas”, organizado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Ordem dos Engenheiros (OE).
Produzida em Portugal desde 1970, a argila expandida tem vindo a ganhar cada vez mais relevância na construção e em obras geotécnicas. Através deste encontro, o LNEC pretende aprofundar a divulgação técnica e valorizar soluções comprovadas, sustentáveis e resilientes com base neste material, com a intervenção de especialistas de centros de investigação, universidades e empresas de projeto e construção.
Serão abordados casos de estudo, resultados de investigação aplicada e critérios de projeto associados ao uso da argila expandida em fundações sobre solos moles, em aterros rodo- e ferroviários, em taludes e estruturas de suporte e em reabilitação urbana. O seminário visa promover o diálogo entre profissionais e entidades, fomentar a aproximação entre a prática e o ensino da engenharia civil, sensibilizando os futuros técnicos para as potencialidades destas soluções.
O evento é gratuito, mediante inscrição prévia, e terá lugar no Grande Auditório do LNEC.
Outros artigos que lhe podem interessar