Scanmetals Iberia: uma nova unidade fabril pioneira na recuperação de metais não ferrosos em Pedrola (Zaragoza), Espanha
CONTEÚDO PATROCINADO

O Grupo Scanmetals é uma empresa europeia líder no setor da recuperação e reciclagem de metais não ferrosos, especialmente alumínio e metais pesados. A sua atividade centra-se na recuperação destes materiais a partir de resíduos pós-consumo, como os resíduos metálicos provenientes de material fragmentado e, especialmente, da fração não ferrosa das escórias de incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (NFIBA), utilizando para isso a tecnologia mais avançada disponível no mercado.
Fundada na Dinamarca, a Scanmetals conseguiu posicionar-se como referência na valorização de resíduos, recuperando metais classificados por frações e comercializados a nível internacional. Os seus clientes incluem fundições primárias, secundárias e refinarias de todo o mundo.
A empresa é uma firme defensora da hierarquia dos resíduos — Reduzir, Reutilizar e Reciclar — e promove ativamente a transição para uma economia circular. Face à crescente complexidade dos resíduos domésticos e municipais, compostos por misturas de papel, plástico e metais difíceis de classificar ou reciclar de forma rentável, a Scanmetals aposta em soluções tecnológicas eficientes que permitam aproveitar o valor inerente dos resíduos residuais.
A produção de alumínio reciclado, juntamente com outros metais não ferrosos, constitui o núcleo do projeto Scanmetals Iberia, posicionando-se como uma solução-chave para reduzir a pegada de carbono em indústrias críticas como a automóvel.
Como parte do seu crescimento internacional, o Grupo criou a empresa Scanmetals Iberia a 27 de junho de 2022, com sede no município de Pedrola (Zaragoza). Esta nova unidade fabril é a quinta do grupo e projeta-se como uma instalação pioneira no setor, tanto pela sua tecnologia como pelo seu compromisso ambiental.
Os produtos gerados pela Scanmetals a partir dos metais recuperados (alumínio e metais pesados como latão, cobre, zinco, bronze, aço inoxidável e metais preciosos) são comercializados sob as marcas registadas:
- DRYINC®: produtos provenientes de NFIBA
- DRYMILL®: produtos provenientes de material fragmentado
A recuperação destes materiais permite uma poupança energética significativa em comparação com os processos de produção primária de metais, contribuindo assim para uma redução direta das emissões de carbono no ciclo industrial.
Informação sobre a Scanmetals Iberia
A Scanmetals Iberia foi constituída a 27 de junho de 2022 no município de Pedrola, Zaragoza. Em 8 de fevereiro de 2023, o projeto da Scanmetals Iberia foi reconhecido com a Declaração de Interesse Autonómico pelo Governo de Aragão, destacando a sua importância para a economia e sustentabilidade da região.
O objetivo fundamental deste projeto consiste na construção de uma fábrica de separação e tratamento de metais não ferrosos, que permite recuperar alumínio e metais pesados através de um processo industrial com tecnologia inovadora avançada de raios X, raios fluorescentes e espectroscopia de plasma induzido por laser (LIBS), tudo isto a seco e sem incluir processos pirometalúrgicos.
Estes metais não ferrosos recuperados são separados pela sua composição, em diferentes frações, e vendidos a fundições primárias, secundárias e refinarias. As frações residuais destinam-se a ser utilizadas como matéria-prima na indústria da construção. O alumínio recuperado obteve, nas diferentes fábricas (Dinamarca, Alemanha e Reino Unido), a certificação de "fim de condição de resíduo" (End of Waste) para todas as qualidades de alumínio processadas.

Aspetos ambientais
A produção de alumínio reciclado, juntamente com outros metais não ferrosos, constitui o núcleo do projeto Scanmetals Iberia, posicionando-se como uma solução-chave para reduzir a pegada de carbono em indústrias críticas como a automóvel. Esta abordagem não só oferece benefícios ambientais significativos, como também impulsiona a sustentabilidade económica e operacional da indústria.
A produção de "alumínio verde", baseada em processos avançados de reciclagem, destaca-se pelo seu impacto ambiental positivo. Em comparação com o alumínio primário, o alumínio reciclado permite:
- Reduzir em mais de 90% a pegada de carbono.
- Poupar até 95% de energia, contribuindo para uma produção mais eficiente e limpa.

Dados principais
- A nova unidade fabril está localizada no Polígono Industrial La Ermita, no município de Pedrola, num terreno de 68.850 m².
- O projeto está a ser executado em três fases:
- A primeira já foi concluída,
- A segunda decorrerá nos próximos três anos, e
- A terceira fase num prazo de cinco anos.
- O investimento económico total em CAPEX está estimado em 42 milhões de euros (inclui a compra do terreno, construção da planta e equipamentos), tendo sido executada a primeira fase com 28 milhões de euros, e estando prevista uma estimativa de investimento de 10 milhões de euros para a segunda fase e 4 milhões de euros para a terceira.
- Estima-se que a nova fábrica crie cerca de 70 postos de trabalho diretos, qualificados e não qualificados, distribuídos por turnos de trabalho contínuos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A este número deverão somar-se os postos de trabalho indiretos, que se estimam, na terceira fase, em 1.500.

Para mais informações, contactar rf@scanmetals.com
Outros artigos que lhe podem interessar