Restauração energética de edifício do século XVII em Córdoba

No âmbito do projeto FuturHist, uma casa multifamiliar no centro histórico da cidade andaluza está a ser remodelada para habitação social.
Plaza de la Corredera, Córdoba. Arcadas vermelho-alaranjadas e três andares de varandas rodeiam o coração histórico da cidade espanhola. O edifício do século XVII é construído em alvenaria resistente e possui uma cobertura de madeira com telhas arábes e modernas. Todo o imóvel encontra-se atualmente sob proteção ambiental.
O projeto FuturHist visa restaurar edifícios de valor histórico, adaptando-os aos requisitos energéticos atuais e ao contexto climático da sua região. Este exemplo emblemático da arquitetura andaluza é o próximo alvo do programa.
O primeiro objetivo: adaptar o edifício às condições climáticas de Córdoba – ou seja, verões extremamente quentes e invernos frescos. Para tal, está previsto o isolamento da fachada histórica pelo lado interior, utilizando carbono e biocarvão. A eficiência energética das paredes deverá assim ser melhorada, criando um ambiente interior mais confortável e saudável. As suas portas de varanda originais serão conservadas e restauradas para ajudar a reduzir a perda energética. Serão também instaladas soluções eficientes de aquecimento e arrefecimento, tendo em conta as restrições sociais e architetónicas da construção.
Prevenir o abandono dos edifícios históricos
O projeto, coordenado pela Agencia de Vivienda y Rehabilitación de Andalucia (AVRA), procura garantir o conforto dos futuros residentes, reduzindo a disparidade social e económica entre os moradores de habitação social histórica e os restantes. Outro objetivo é evitar o abandono dos edifícios antigos, reforçando a atratividade dos centros históricos. A AVRA é responsável pela gestão de programas de regeneração urbana destinados a públicos particularmente vulneráveis, abrangendo cerca de 70.000 habitações nas oito províncias andaluzas.
Entre janeiro de 2024 e 2027, o projeto FuturHist, no qual se insere esta intervenção, tem como missão promover a reabilitação arquitetónica e energética de edifícios históricos em toda a Europa. A AVRA, a Accademia Europea di Bolzano e a Universität Innsbruck são parceiros oficiais deste programa internacional.
Outros artigos que lhe podem interessar