Remodelação da ETAR de Porto Côvo

DR

As obras preveem nomeadamente a implementação de um sistema de produção de água para reutilização (ApR) e a instalação de painéis solares.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Porto Côvo vai ser remodelada, anunciou a Sotecnisol Engenharia e Ambiente, entidade responsável pela empreitada. Com um investimento de 1 489 725 euros por parte do Município de Sines, a intervenção tem como objetivo modernizar a infraestrutura com cerca de 30 anos de funcionamento.

As obras de remodelação geral abrangerão tanto a construção civil como a substituição e atualização dos equipamentos existentes. A iniciativa visa aumentar a eficiência do processo de tratamento de águas residuais, assegurando o alinhamento com as mais recentes exigências ambientais e operacionais. 

Entre as melhorias previstas contam-se a construção de uma nova obra de entrada e de um reator anaeróbio, a atualização do sistema de arejamento das lamas ativadas, com difusores de disco, e a reabilitação dos leitos de secagem e da lagoa de maturação. 

Será também implementado um sistema de tratamento terciário para a produção de água para reutilização (ApR), reabilitadas todas as estruturas e componentes mecânicos, e instalados painéis solares, de forma a garantir a autossuficiência energética da estação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.