Reconstruir a Ucrânia com foco na eficiência energética

FOTO MAKSYM POZNIAK-HARABURDA/ UNSPLASH
Christina Genet
O Buildings Performance Institute Europeu (BPIE) redigiu um relatório para orientar a reconstrução da Ucrânia em conformidade com a realidade do país e com as metas ambientais da União Europeia.
Desde fevereiro de 2022, a invasão russa da Ucrânia causou centenas de milhares de vítimas e enormes danos materiais, cidades inteiras foram destruídas. Embora, três anos depois, o fim da guerra ainda pareça incerto, o Buildings Performance Institute Europe (BPIE) tem vindo a preparar o futuro pós-guerra da Ucrânia, nomeadamente através de recomendações para a reconstrução sustentável das suas cidades.
De acordo com esta organização europeia, a situação de imensa destruição na Ucrânia deve levar o país a reerguer-se com o objetivo de garantir melhores condições de vida e segurança energética para a sua população. Neste contexto, o BPIE estabeleceu um conjunto de recomendações para acompanhar a reconstrução do país, em conformidade com a sua realidade após três anos de guerra e com os objetivos ambientais da UE.
Reconstrução duradoura e mais eficiente
O relatório sublinha que o governo ucraniano deve colocar a eficiência energética no centro dos novos projetos de construção, em estreita ligação com a autossuficiência energética e a rentabilidade dos investimentos. Aconselha também a implementação da Estratégia de Renovação de Longo Prazo (LTRS) para que esta oriente a estratégia de reconstrução do país, assegurando a continuidade de mecanismos de financiamento como o Fundo de Eficiência Energética da Ucrânia.
Além disso, o BPIE dirige várias recomendações à Comissão Europeia. Sugere que continue a apoiar a Ucrânia na implementação do Green Deal europeu não só ao nível legislativo, mas também com apoio financeiro alinhado com os princípios do “build back better” e da prioridade à eficiência energética. Por fim, apela à mobilização de outros Estados-Membros para reforçar a mão de obra e a capacidade da cadeia de abastecimento.
Outros artigos que lhe podem interessar