Programa Twin Cities quer tornar cidades mais inclusivas

Christina Genet
Municípios europeus com pelo menos 10 000 habitantes podem candidatar-se ao projeto até ao dia 16 de novembro e receber apoio personalizado para abrir as suas ruas aos meios de mobilidade suave.
Tornar as cidades europeias mais inclusivas em termos de mobilidade. Esse é o objetivo do projeto Twin Cities, promovido pela Climate Alliance’s JUST STREETS e cofundado pelo programa Europe’s Horizon. Até 12 municípios europeus podem juntar-se à iniciativa e beneficiar dos conhecimentos urbanísticos e técnicos de especialistas parceiros do programa, para adaptar as suas ruas de acordo com à realidade local. Cidades com pelo menos 10 000 residentes podem candidatar-se até ao dia 16 de novembro.
O projeto oferece às cidades participantes acompanhamento personalizado, sessões de workshops em diferentes países europeus com despesas cobertas pelo programa, e apoio para definir um roteiro adaptado a cada cidade. Dessa forma, a iniciativa pretende apoiar as cidades na transição para uma mobilidade suave menos centrada nos automóveis, promovendo meios de transporte alternativos.
As cidades selecionadas serão anunciadas em janeiro de 2026, e no seguimento disso, o projeto decorrerá entre fevereiro – com um encontro virtual de kick-off – até à primavera de 2027, data em que os participantes deverão submeter a versão final do seu roteiro e apresentá-lo às restantes cidades do programa.
Outros artigos que lhe podem interessar