Produção na construção aumenta em fevereiro

FOTO NATHAN WATERS/ UNSPLASH

O Índice de Produção na Construção aumentou 2,2 % em fevereiro, período durante o qual os custos de construção também registaram um aumento, neste caso de 3,1 %

O crescimento de 2,2 % no Índice de Produção representa uma aceleração de 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior, mas faz-se de realidades assimétricas: a construção de edifícios aumentou 4,3 %, mas a Engenharia Civil contraiu 1 %, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. 

Também no Índice de Emprego foi verificado um aumento de 2,4 %.

Também em fevereiro, os custos de construção de habitação nova aumentaram 3,1 % em termos homólogos, ainda assim um aumento menor do que o registado em janeiro (3,4 %). Apesar disso, o custo dos materiais teve uma variação nula. Já o custo da mão de obra aumentou 6,9 %. É de notar, contudo, que apesar de não ter havido variação no custo dos materiais, tal deve-se à combinação de contributos positivos e negativos. Os betumes subiram acima de 10 %, enquanto os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização e também os Vidros e espelhos registaram subidas de cerca de 5 %. Nas Madeiras e derivados de madeira, Chapa de aço macio e galvanizada e nas Tubagens de aço, de ferro fundido e aparelhos para canalizações verificaram-se descidas de cerca de 10 %.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.