Produção na construção cresceu 5,4% em setembro

Fotografia: Josh Olalde_Unsplash
A produção na construção registou um aumento homólogo de 5,4 por cento em setembro, desacelerando face ao crescimento de 6,3 em agosto, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, a evolução do índice de produção na construção traduziu comportamentos semelhantes dos segmentos que o compõem. A construção de edifícios desacelerou (0,8 pontos percentuais) para um crescimento de 4,2 por cento e a engenharia civil desacelerou (-1,0 pontos percentuais) para 7,3 por cento.
Ainda em setembro, o emprego cresceu 5,0 por cento e as remunerações avançaram 11,8 por cento, após subidas de 5,2 e 12,7 por cento, no mês anterior, pela mesma ordem.
Já as taxas de variação mensal do emprego e das remunerações situaram-se em 0,1 e -3,0 por cento, respetivamente (0,3 e -2,3 por cento em setembro de 2022).
Custos de construção de habitação nova aumentaram 2,1%
Os custos de construção de habitação nova em setembro aumentaram 2,1 por cento em termos homólogos, menos 0,3 pontos percentuais que em agosto, segundo uma estimativa divulgada pelo INE.
Em comunicado, o instituto estatístico disse ainda que em setembro o preço dos materiais desceu 1,7 por cento face ao mesmo mês de 2022, contra uma variação negativa de 0,7 por cento registada no mês anterior.
O custo da mão-de-obra subiu 7,5 por cento em setembro face ao mesmo mês de 2022, mais 0,7 pontos percentuais que em agosto (6,8 por cento).
Outros artigos que lhe podem interessar