Preço das casas em Portugal registou maior subida em 20 anos

FOTO TAN2/ PIXABAY
Christina Genet
O início de 2025 ficou marcado por um aumento significativo dos preços das habitações em Portugal Continental face aos valores registados no mesmo período do ano anterior. A Confidencial Imobiliário divulgou os resultados do seu mais recente estudo sobre o mercado residencial.
As casas em Portugal continuam a tornar-se menos acessíveis. No 1º trimestre de 2025, os preços subiram 6,6% em relação ao final de 2024. Trata-se da maior valorização trimestrial desde 2007, de acordo com a Confidencial Imobiliário. Esta entidade independente acompanha a evolução do mercado através do seu Índice de Preços Residenciais.
O estudo indica ainda que os valores seguem uma trajetória de crescimento cada vez mais acentuada desde meados de 2024, com um pico de valorização mensal de 2,7% em março de 2025. A variação homóloga, que compara os dados de um mês com os do mesmo mês do ano anterior, também mostra uma tendência semelhante, atingindo os 15,8% em março.
A Confidencial Imobiliário conclui que esta subida acelerada ilustra a forte dinâmica da procura. No 1º trimestre deste ano, estima-se a venda de 40.750 habitações, enquanto o número de transações contabilizadas foi de 43.100. Esta diferença poderá estar relacionada com o adiamento de algumas operações, nomeadamente devido a medidas como a garantia pública. No total, os dados apontam para um aumento de 28% nas vendas face ao mesmo período de 2024.
Enquanto os montantes de venda atingiram o valor médio de 2.701 euros por metro quadrado neste início de ano, o mercado habitacional português mantém um dinamismo notável, longe de dar sinais de abrandamento.
Outros artigos que lhe podem interessar