O papel do varrimento laser e da fotogrametria no registo e leitura do edificado em conservação e restauro de fortificações

DR

Intervir sobre o construído traz um nível de exigência extra a todo o processo de planeamento e projeto. A realidade existente torna-se no primeiro objeto de análise e condiciona as premissas da intervenção. O levantamento arquitetónico é o instrumento, por excelência, para se dar os primeiros passos na caraterização do existente.

Entendido em toda a sua extensão, o levantamento permite não só a caraterização geométrica, mas também a caraterização material, construtiva, estrutural e histórica do edificado. Por essa razão, é de fundamental importância para muitas disciplinas para além da arquitetura. E para isso, em geral, requer-se uma equipa multidisciplinar cujas valências cubram este vasto espetro de campos de análise. Atualmente, o varrimento laser e a fotogrametria digital têm vido a tornar-se os métodos de recolha de dados métricos mais utilizados para proceder ao levantamento arquitetónico na sua componente de caraterização geométrica. 

Os métodos do varrimento laser e da fotogrametria digital

O varrimento laser é uma tecnologia ativa que utiliza a radiação laser para determinar as coordenadas espaciais de um vasto número de pontos, na ordem dos milhões, de um modo quase contínuo e em tempo real. Do ponto de vista do registo de objetos arquitetónicos, esta tecnologia emergiu no final do século XX com a empresa Cyrax. A título de curiosidade, o primeiro scanner portátil desta companhia pesava cerca de 40 kg e capturava cerca de 1200 pontos por segundo. Desde então, e até aos dias de hoje, o desenvolvimento foi exponencial. Atualmente é possível dispor de um scanner que pesa à volta de 5 kg e que captura aproximadamente dois milhões de pontos por segundo. Há vários tipos de sistemas, vocacionados para distintas escalas de trabalho. Segundo este critério podemos classificar os sistemas de varrimento laser em longo alcance (acima dos 100 m), médio alcance (entre 1 m e 100 m) e curto alcance (abaixo de 1 m). Os primeiros são particularmente vocacionados para trabalhos topográficos, os segundos para edifícios e os terceiros para objetos pequenos. Ainda se trata de uma tecnologia relativamente dispendiosa, mas, com a rápida evolução tem sofrido, é de esperar que, sob este ponto de vista, se torne cada vez mais acessível. O fluxo de trabalho do varrimento laser compreende as seguintes etapas: 

  1. recolha de nuvens de pontos em campo; 

  2. pré processamento das nuvens de pontos; 

  3. alinhamento das nuvens de pontos, para o que é desejável dispor de dados de controlo; 

  4. fusão das nuvens de pontos parciais para produção do modelo primário; 

  5. exportação do modelo de nuvens de pontos primário como base para a produção de entregáveis. 

Já a fotogrametria é bem mais antiga. Remonta à segunda metade do século XIX, logo após a invenção da fotografia. Podemos definir a fotogrametria como a ciência que estuda os modelos matemáticos e suas aplicações, que permitem a medição de objetos através de medições feitas em imagens fotográficas. (...)

Autor Luís Mateus, Victor Ferreira
CIAUD, Faculdade de Arquitetura
da Universidade de Lisboa
Leia o artigo completo na Construção Magazine 129, setembro/outubro de 2025

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.