Ordem dos Arquitetos do Centro lança bolsa de voluntários

FOTO DICASPORTUGALBLOG/ PIXABAY

Christina Genet

A iniciativa insere-se no contexto dos danos materiais causados pelas tempestades que afetaram Portugal, em especial a região Centro.

Portugal atravessa um período de mau tempo e de tempestades sucessivas há várias semanas, tendo deixado a região Centro particularmente afetada, com infraestruturas e habitações muito danificadas. Em consequência destes fenómenos meteorológicos extremos, foi decretada a situação de calamidade.

Neste contexto, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos lançou a Bolsa de Arquitetos ao Centro, com o objetivo de colmatar a carência de apoio técnico nos territórios afetados. A iniciativa foi desenvolvida em articulação com as estruturas regionais do Centro da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos, bem como com as entidades públicas competentes.

O objetivo passa por mobilizar arquitetos voluntários para apoiar os processos de avaliação de danos, planeamento, reabilitação, reconstrução e recuperação do território. A Bolsa de Arquitetos ao Centro pretende constituir-se como um instrumento de reforço da capacidade técnica disponível, colocando o conhecimento e a responsabilidade profissional da arquitetura ao serviço do interesse público e das comunidades afetadas.

Os arquitetos interessados em integrar a iniciativa podem manifestar a sua disponibilidade através do preenchimento do formulário de inscrição disponível online. A inscrição destina-se à constituição de uma bolsa de disponibilidade que poderá ser acionada em função das necessidades identificadas pelas entidades envolvidas, não implicando um compromisso imediato de atuação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.