Oportunidades trazidas pelas realidades estendidas para o sector AEC

Imagem: Simulação da visualização em RA da construção de uma parede com drones | D.R.
A área tecnológica onde se insere a realidade virtual e que envolve a criação de ambientes simulados através de recursos computacionais existe desde a década de 1950. Apesar disto, a sua adoção por gabinetes de arquitetura e engenharia tem sido lenta.
Nos últimos anos, o interesse em realidade virtual, aumentada, mista e estendida foi reavivado devido a aspetos como o código aberto, os custos mais baixos e maior qualidade do hardware, e o aparecimento de software mais fácil de usar. Juntamente com o potencial agregador e de comunicação da Internet, essas tecnologias têm ganho um novo impulso. Exemplo disso é o crescente interesse pelo metaverso, que constitui um passo à frente no uso de ambientes simulados.
Realidade virtual, Realidade aumentada, Realidades mistas e Metaverso
O termo realidade virtual (RV) é frequentemente usado como um termo guarda-chuva para se referir a outras tecnologias semelhantes, mas diferentes. No entanto, a RV consiste concretamente num ambiente totalmente gerado por computador que pretende criar uma sensação de presença aos seus utilizadores dentro do ambiente concebido. (...)
Por Sara Eloy,Universidade de Antuérpia
Artigo completo na Construção Magazine nº121 mai/jun 2024, dedicada ao tema 'Novas tecnologias no suporte às atividades da construção'
Outros artigos que lhe podem interessar