Obras de ampliação do aeroporto de Lisboa estão em curso

Christina Genet
Um investimento de 233 milhões de euros foi efetuado para assegurar a melhoria operacional do aeroporto da capital. Um consórcio de grandes empresas de construção está encarregado da execução das obras.
Desde o início de 2025, as obras do plano de melhoria operacional do Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa estão em curso. Um consórcio composto pela Mota-Engil, Vinci Construction Grands Projects, Alves Ribeiro e HCI está a cargo da execução da obra, enquanto a Engexpor lidera os serviços de gestão, coordenação e fiscalização da construção.
Mais de 233 milhões de euros foram investidos no projeto que prevê reforçar a operacionalidade e o desempenho ambiental do aeroporto da capital. Entre as principais intervenções destacam-se a construção do novo Píer Sul numa superfície de 33.000 m² que usará iluminação natural e painéis fotovoltaicos, com o objetivo de alcançar a certificação ambiental LEED Gold.
As obras de ampliação do aeroporto incluem ainda a reformulação do Píer Central e da zona de Busgate Sul, bem como a instalação de dez novas pontes de embarque que permitirão reduzir a necessidade de transporte por autocarro.
Segundo Tiago Barros, Managing Director da Engexpor em Portugal, “trata-se de um projeto de grande dimensão e complexidade, onde será desenvolvido um volume significativo de construções num aeroporto em funcionamento.”
Outros artigos que lhe podem interessar