Município de Leiria e IP estudam planos de urbanização da futura estação

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Christina Genet
O novo terminal de Leiria será um polo intermodal de transportes, reunindo não só comboios convencionais e de alta velocidade, mas também transportes públicos rodoviários, bem como acessos cicláveis e pedonais.
A linha de comboio de alta velocidade que ligará Lisboa ao Porto já está a preparar a sua passagem por Leiria. A Infraestruturas de Portugal e o Município de Leiria lançaram, no passado dia 18 de novembro, os estudos do plano de urbanização da futura estação de Leiria e da zona envolvente à atual estação ferroviária. A nova estação servirá tanto os serviços de alta velocidade como os serviços convencionais, mediante o desvio da Linha do Oeste para a nova infraestrutura, que ficará localizada sobre o eixo do traçado da nova linha.
O objetivo é criar um polo intermodal de transportes que reúna a ferrovia convencional, a alta velocidade, os transportes públicos rodoviários e as acessibilidades rodoviárias, cicláveis e pedonais. Para minimizar os impactos visuais e ambientais da infraestrutura ferroviária, as entidades preveem a criação de zonas verdes de proteção e enquadramento. Neste âmbito, a atual estação ferroviária de Leiria será reafectada a novos usos, garantem o Município de Leiria e a IP em comunicado.
O planeamento da execução dos dois planos será ajustado ao desenvolvimento da Fase 2 do projeto da linha de alta velocidade correspondente ao troço Soure / Carregado, cujo desenvolvimento está previsto entre 2027 e 2032. No total, a nova linha entre Porto-Campanhã e Lisboa-Oriente terá uma extensão de cerca de 290 km, e assegurará um tempo de viagem direto de 1 hora e 15 minutos.
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