Monitorização Estrutural da Ponte 25 de Abril

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

O controlo da segurança de infraestruturas de transporte de grande dimensão e complexidade, como é o caso de pontes e viadutos de grande vão ou de barragens de grande dimensão, é atualmente feita não só com recurso a inspeção, mas recorrendo também a monitorização contínua das respostas estruturais e das ações impostas com vista à identificação precoce de anomalias. Atualmente, todo o parque de pontes e viadutos a cargo da Infraestruturas de Portugal, S.A (IP), o maior gestor deste tipo de estruturas em Portugal, é inspecionado com regularidade e cerca de 20 destas estruturas, de maior dimensão e complexidade, são também monitorizadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 15 das quais de forma totalmente automática, contínua e disponível on-line. Neste grupo de infraestruturas de transportes inclui-se a Ponte 25 de Abril que, pela sua singularidade, foi alvo de particular atenção e acompanhamento no âmbito do controlo objetivo e quantitativo da segurança estrutural com recurso a monitorização, desde a construção até à atualidade. O presente artigo descreve de forma breve o sistema e as técnicas de monitorização estrutural desta estrutura singular.

Monitorização durante a construção

Durante a construção da Ponte 25 de Abril, quer da ponte suspensa quer do viaduto de acesso norte, na década de 60, o controlo da segurança com base em monitorização foi realizado com equipamentos cuja precisão rivaliza com os dos dias de hoje e com equipamento informático de ponta para a época. O sistema de monitorização instalado durante a construção teve como objetivo não só o controlo da segurança durante as várias fases construtivas, mas também a realização dos ensaios de carga de receção e o acompanhamento posterior da segurança estrutural em serviço.

O controlo dos esforços nos elementos da viga de rigidez e das torres assumiu particular importância na monitorização durante a construção, não só para controlo da segurança, mas também para validação dos pressupostos assumidos no projeto e ainda para registo da história de tensões nos principais elementos da estrutura. (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº95 jan/fev 2020

João Santos, LNEC, Catarina Oliveira, LNEC, e João Silveira, LNEC

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.