Litehaus desenvolve IA portuguesa para a construção residencial

Christina Genet
A ferramenta inteligente pretende apoiar os utilizadores no planeamento do processo de construção da sua casa, em combinação com outra solução de estimativa orçamental.
A startup Litehaus acaba de lançar uma nova plataforma de Inteligência Artificial (IA) dedicada à construção. Desenhada para facilitar a comunicação entre construtores, arquitetos, bancos e proprietários de terrenos, a solução visa simplificar o processo de construção de uma casa, do planeamento à execução. Baseado em tecnologias de terceiros e em funcionalidades desenvolvidas internamente, trata-se do primeiro agente de IA nativo para o setor da construção.
A inovação vem complementar a ferramenta “Get a Quote in 2 Minutes”, lançada em julho passado pela mesma start-up, que permite estimar o custo de um projeto de construção de uma casa. Desde o seu lançamento, já geriu cerca de 640 orçamentos, correspondentes a mais de 125 milhões de euros em projetos de construção. A prazo, o objetivo é que os utilizadores possam combinar as duas soluções.
Com sede em Portugal, a Litehaus opera também em Espanha, na Estónia, nos EUA e nos EAU. Em Portugal, a startup conta com uma parceria com a ComparaJá, que a liga a dez dos principais bancos nacionais, e um programa de lançamento com cem arquitetos, que irão contribuir para o desenvolvimento da plataforma e validar a sua aplicabilidade no terreno. A nível global, a Litehaus é parceira de mais de 15 empresas de construção, das quais oito são portuguesas.
Outros artigos que lhe podem interessar