"A liberdade da escuta é tão necessária como a liberdade da palavra." Roland Barthes

FOTOGRAFIA WATERFRONT COLOMBO
Numa sociedade primordialmente visual, as componentes acústicas contribuem significativamente para a apropriação e experiência de cada local. A disciplina da Engenharia Acústica, intervém de forma constante e ampla, embora regularmente despercebida, para a fruição de cada momento.
Vulgarmente, a Engenharia Acústica (que inclui igualmente as temáticas do Ruído e Vibrações) é conotada como uma “ciência oculta” com alguns traços de “alquimia”. No entanto, à semelhança de outras disciplinas e especialidades, organiza-se e desenvolve-se em torno de princípios estruturantes, estratégias de intervenção, opções de conceção, dimensionamento de soluções, especificação de elementos e sua construção, perfeitamente quantificáveis e controláveis. Aliás, beneficia de uma condição particular, muito favorável, que decorre da possibilidade de medir e determinar de forma ágil e através de ensaios (em laboratório ou em obra), um grande número de parâmetros e caraterísticas cuja correlação, com a perceção geral, é conhecida e reconhecida.
Assim, nos seguintes casos de estudo procurarei apresentar e exemplificar alguns dos desafios, atributos ou fatores críticos de decisão que ilustram as estratégias, competências e capacidades que são recorrentemente convocadas na elaboração de um projeto de condicionamento acústico. (...)
Autor: Rui Ribeiro
Fundador da Amplitude Acoustics, Especialista em Engenharia Acústica
Outros artigos que lhe podem interessar