Grande auditório da nova SBE em carcavelos. Um projeto em betão estrutural de geometria singular

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

O Grande Auditório Jerónimo Martins está inserido na construção do campus da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) em Carcavelos. Com uma capacidade de 400 lugares, o auditório faz a ligação entre o centro do campus e o Forte de São Julião da Barra.

Em concordância com o espaço adjacente, o edifício em betão armado possui um desenvolvimento em altura com dois pisos acima do solo e um piso enterrado. A plateia faz a ligação do piso térreo com o “foyer”. Exteriormente, o auditório apresenta-se como um corpo único que inclui formas de baluarte onde se destacam a entrada do edifício e o grande janelão, ambos com soluções em viga-parede de grande vão. No topo, a cobertura é constituída em diversos planos.

Sob o ponto de vista estrutural, trata-se de uma estrutura principal em betão armado com sistemas em pórtico e parede. A estrutura da cobertura, tendo em conta requisitos sonoros, é composta por três treliças mistas aço-betão que cruzam o auditório e permitem a modelação dos três planos.

O artigo descreve a conceção e o dimensionamento da estrutura projetada, a sua análise e os principais aspetos da construção.

Artigo em co-autoria com José Oliveira Pedro (CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; GRID - International Consulting Engineers, S.A.), António Barreiros Ferreira (CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; Tetractys Arquitectos)

André Byscaia

Engenheiro de Estruturas/Pontes

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.