Desenvolvido tijolo de construção de material reciclado

Uma empresa britânica lançou um tijolo de construção constituído por 90% de resíduos reciclados na construção e demolição. Este produto vem solucionar de forma sustentável o desperdício na indústria da construção.
Chama-se K-Briq e garante produzir apenas um décimo das emissões CO2, quando comparando com um tijolo tradicional, e consumir menos de um décimo da energia na sua produção. Também é possível fabricá-los em qualquer cor.
O tijolo é descrito como sendo semelhante a um tijolo normal de argila, tanto na aparência como no peso e comportamento, mas tem melhores propriedades de isolamento. É sustentável e não é cozido em fornos, o que o torna mais amigo do ambiente.
A professora Gabriela Medero concebeu a ideia do produto há mais de dez anos e espera que K-Briq ajude nas questões relativas à sustentabilidade da indústria da construção. Segundo a professora, a quantidade de resíduos que a indústria da construção produz não é sustentável a longo prazo.
“Preocupei-me com o facto de as técnicas modernas de construção explorarem matérias-primas sem ter em consideração que elas estão entre os maiores contribuintes para as emissões de carbono”, afirmou Medero no programa televiso da BBC, The One Show.
É o primeiro produto lançado pela empresa Kenoteq, sendo que foi primeiramente desenvolvido na Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido. O K-Briq foi submetido a testes ao longo de 2019 e encontra-se agora a ser comercializado.
Outros artigos que lhe podem interessar