Construção do Centro de Congressos de Gaia arranca em 2023

A construção do Centro de Congressos de Vila Nova de Gaia, um projeto desenhado por Eduardo Souto de Moura, arquiteto detentor de um Prémo Pritzker, vai arrancar em 2023 e deverá demorar três anos, disse o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.
O autarca recordou que este projeto foi lançado em linha com a estratégia da Frente Atlântica e dos objetivos dos concelhos do Porto, Vila Nova e Gaia e Matosinhos.
“É absolutamente estruturante para a região”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues, que falava aos jornalistas na apresentação do Plano e Orçamento de Gaia para 2023.
Em causa está um equipamento a edificar na zona de General Torres, no centro deste concelho do distrito do Porto, cujo modelo de execução implica que a câmara permita ao promotor privado construir e gerir uma zona residencial, um hotel e uma zona de comércio.
O modelo de execução do futuro Centro de Congressos de Gaia, um investimento que será assegurado por privados, foi aprovado em maio de 2020.
Também nesse ano foi tornado público que a obra será levada a cabo pelo grupo de capitais israelitas Fortera que, entretanto, numa resposta enviada à agência Lusa, referiu que neste projeto insere-se o projeto Skyline, que deverá “criar, diretamente, pelo menos, 500 postos de trabalho”.
Integrado no projeto total, o Skyline é um hotel de cem metros que será “o mais alto de Portugal”, com 160 quartos e 111 apartamentos. Custará 150 milhões de euros, indicou a promotora.
O projeto total do Centro de Congressos inclui a construção de um edifício de serviços para albergar serviços da Câmara Municipal de Gaia.
A obra também arrancará no próximo ano, disse o presidente da Câmara.
Também na apresentação aos jornalistas, Eduardo Vítor Rodrigues revelou que será construído no centro de Mafamude, e enquadrado com a igreja e equipamentos sociais, um parque de estacionamento com quatro pisos e 300 lugares.
O espaço será concessionado, construído e pago por privados, cabendo à autarquia arcar com os arranjos exteriores.
Outros artigos que lhe podem interessar