2ª Conferência Internacional the Future Design of Streets em Guimarães

Foto Palácio de Vila Flôr/ Turismo de Guimarães

Christina Genet

Nos dias 26 e 27 de junho, decorrerá um evento de divulgação científica sobre o futuro do planeamento de um espaço coletivo de grande importancia: a rua.

O Centro Cultural Vila Flor em Guimarães prepara-se para acolher a segunda edição da conferência internacional the Future Design of Streets a 26 e 27 de junho, reunindo participantes do meio académico, de associações, de instituições públicas e de empresas privadas para refletir sobre a evolução do planeamento urbano.

Ao longo de dois dias, o encontro promoverá a divulgação científica e contará com sessões plenárias dedicadas a repensar as ruas e o papel que desempenham na construção da sociedade. O evento será estruturado em torno de quatro temas principais: impacto social, potencial natural, mobilidade e transições.

As ruas são espaços colectivos profundamente sociais, palco de múltiplas formas de interação, seja cultural ou económica. Com a aceleração das alterações climáticas, a sustentabilidade assume um papel cada vez mais determinante no desenho urbano. Soluções como zonas permeáveis ou a plantação de árvores podem ajudar a combater o calor urbano e a melhorar a qualidade do ar.

No domínio da mobilidade, é também essencial repensar o espaço público para integrar formas suaves de deslocação e promover uma repartição mais equilibrada do espaço. Por fim, que estratégias podem guiar esta transição e a evolução das ruas? Estas são algumas das questões que a conferência procurará aprofundar.

O evento é organizado pela associação the Future Design of Streets, em colaboração com a Escola de Arquitetura, Arte e Design e a unidade de investigação Laboratório de Paisagem, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho. As inscrições realizadas até 30 de maio beneficiam da tarifa Early Bird.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.