Concursos de obras públicas caem 8% no 1.º trimestre

O volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro trimestre deste ano baixou oito por cento face aos primeiros três meses de 2021, atingindo os 892 milhões, divulgou a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

De acordo com associação do setor, a variação entrou em terreno negativo depois de uma variação nula no mês anterior.

Sobre o total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados – objeto de reporte no Portal Base –, atingiram o volume de 413 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, menos 56 por cento contra o registado no período homólogo de 2021, “prolongando-se uma variação negativa em termos homólogos acumulados que se regista desde dezembro”.

Os contratos de empreitada celebrados no âmbito de concursos públicos, neste período de análise, por sua vez, situaram-se em 315 milhões de euros, valor inferior em 52 por cento ao observado em igual período do ano anterior.

Já os contratos celebrados através de ajustes diretos e consultas prévias recuaram 36 por cento em termos homólogos, para 79 milhões de euros, concluiu a associação do setor.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.