A certificação de produtos e a marcação CE

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

O desempenho acústico dos edifícios depende das soluções construtivas escolhidas e da utilização de técnicas adequadas à sua instalação. A seleção fundamentada dos produtos e soluções é possível quando se conhecem as suas características técnicas. A conformidade de um produto face a determinados requisitos pode ser atestada através da marcação CE e/ou da certificação. A certificação de produtos é a atestação dada por um Organismo de Certificação, com base numa decisão decorrente de uma análise, que comprova que a conformidade de um produto com os requisitos especificados foi demonstrada. A Marcação CE indica que um produto está conforme com a legislação europeia e com as normas europeias harmonizadas, podendo circular livremente no mercado interno. A certificação e a marcação CE devem criar confiança ao longo da cadeia de valor da construção.

As obras de construção devem estar aptas para o uso a que se destinam, tendo em conta, nomeadamente, a saúde e a segurança das pessoas nelas envolvidas durante todo o ciclo de vida da obra. As obras de construção devem satisfazer, em condições normais de manutenção, os requisitos básicos das obras de construção: resistência mecânica e estabilidade; segurança contra incêndio; higiene, saúde e ambiente; segurança e acessibilidade na utilização; proteção contra o ruído; economia de energia e isolamento térmico; utilização sustentável dos recursos naturais [1].

O desempenho acústico dos edifícios é condicionado pelos materiais e sistemas construtivos selecionados para a sua construção, bem como pela adequada aplicação dos mesmos. O conhecimento objetivo das características acústicas dos materiais e sistemas construtivos é, pois, essencial para os projetistas e construtores, de forma a poderem escolher soluções que garantam que o edifício vai cumprir os requisitos pretendidos.

A avaliação da conformidade de produtos pode ser efetuada através da sua certificação e/ou da marcação CE. Em Portugal, em termos legais a utilização de produtos da construção em edificações novas, ou em intervenções, é condicionada à respetiva marcação CE ou, na sua ausência, sem prejuízo do reconhecimento mútuo, à certificação da sua conformidade com especificações técnicas em vigor em Portugal [2]. Se o produto não reunir nenhuma dessas condições e sempre que a sua aplicação em edificações novas ou intervenções possa comportar risco para a satisfação das exigências essenciais [2], fica a mesma condicionada à respetiva homologação pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A marcação CE de produtos ajuda a comprovar o desempenho do produto e a compará-lo com o de outros produtos no âmbito da mesma abordagem técnica [3]. No entanto, vai para além disso, uma vez que surgiu com o objetivo de eliminar os entraves técnicos às trocas comerciais no domínio dos produtos de construção, a fim de fomentar a sua livre circulação no mercado europeu [4]. A marcação CE de produtos não é formalmente uma certificação, apesar de poder envolver organismos de certificação de produtos.(...)

Artigo publicado na edição nº 92

Julieta António, Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Itecons

ADAI-LAETA, Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.